Segundo uma narração de Nennius, monge galês, feita em 750, Arthur era um chefe dos bretões insulares do século VI, que junto com seus fieis cavaleiros lutaram pela defesa da ilha contra a invasão saxônica, em doze batalhas sucessivas, sem conseguir expulsar definitivamente os saxões.
Leia mais
O nome tem origem hebraica e um dos seus primeiros registros aparece em documentos do século XI, em Portugal. Faz referência àquele que é “agraciado por Deus”. A origem é incerta, mas acredita-se que Arthur, que significa o “grande urso” ou “urso nobre”, surgiu da língua celta ou francesa.De acordo com as histórias medievais, Rei Artur é um líder britânico responsável pela defesa da Grã-Bretanha contra os invasores saxões no final do século V e no início do século VI. As histórias Arturianas são basicamente invenções literárias e sua existência histórica é motivo de debate acadêmico até hoje.
O que aconteceu com o Rei Arthur
Arthur foi ferido por Mordred quando participava da Batalha de Camelot e acabou morrendo. Porém, antes de morrer, ele ainda conseguiu matar Mordred e pediu a seu fiel escudeiro (sir Bevedere) que o levasse para a beira do lago, onde atirou a espada de Excalibur.