São João Bosco
São João Bosco é conhecido por ser o criador dos oratórios, da catequese e por suas orientações profissionais. Nascido perto de Turim, na Itália, em 1815, é exemplo para os jovens. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai aos 2 anos.
Leia mais
Os historiadores dizem que ela nasceu na Sicília (Itália) apesar de os Gregos terem sido os grandes responsáveis a transformá-la em um instrumento de prestígio e poder político. A palavra “oratória” provém do vocábulo latim oratoria, que diz respeito à arte de falar com eloquência.Para isso, ela lista os cinco pilares para alcançar a boa oratória e superar o medo de falar em público:
- Autoconhecimento. “A oratória não é apenas o que falamos, mas como.
- Respiração. “A oratória é um conjunto de conteúdo, corpo e voz.
- Postura.
- Voz.
- Conteúdo.
Onde surgiu o estudo da oratória e retórica
Ainda de acordo com os registros, Sicília (Grécia Antiga) ficou marcada como o berço da oratória e retórica, visto que nesse período foi escrito o primeiro manual sobre retórica.
O oratório é um gênero musical dramático, apresentado em forma de concerto, sem representação cênica, sem cenários e sem figurinos.Um oratório cristão é um nicho com imagens de santos, destinado à devoção particular. Originou-se na Idade Média e até os dias de hoje ainda é utilizado nas casas como local de oração.Confira, abaixo, os quatro principais tipos de oratória estudados em cursos atuais:
- Oratória pedagógica.
- Oratória religiosa.
- Oratória política.
- Oratória forense.
- Prepare sua apresentação.
- Escolha a linguagem mais adequada.
- Aposte na objetividade.
- Faça pausas estratégicas.
A oratória nada mais é do que a habilidade de falar em público de forma definida e estruturada, com o objetivo de informar, influenciar e atrair a atenção dos ouvintes.
Qual o poder da oratória
O profissional que domina a oratória transmite credibilidade, expressa ideias com clareza e tem a capacidade de influenciar ou persuadir. Por outro lado, há pessoas que sofrem consequências desagradáveis por não identificarem falhas na sua comunicação.
Como treinar a oratória
- Prepare-se para a apresentação. O segredo de uma boa apresentação é estar preparado.
- Planeje o que você vai falar. É comum que a pessoa que vai falar receba uma pauta sobre o assunto.
- Tenha objetividade.
- Não fique se desculpando.
- Procure interagir com seu público.
Segundo Hugo Blain, pregador escocês do século XVIII, “oratória é a arte de falar de maneira que se consiga o fim para o qual se fala”. A oratória de hoje se caracteriza por objetividade, concisão, simplicidade e praticabilidade, em contraste com grandiloquência, verbosidade e linguagem quase poética do passado.
Leia mais
O município de Oratórios faz parte da Zona da Mata de Minas Gerais e integra as Microrregiões de Ponte Nova e Associação dos municípios do Vale do Piranga (AMAPI).A oratória nada mais é do que a habilidade de falar em público de forma definida e estruturada, com o objetivo de informar, influenciar e atrair a atenção dos ouvintes. Muita gente acredita que para isso basta apenas chegar e falar o que vier na cabeça.Como ter boa oratória
- 1 – Tenha consciência corporal.
- 2 – Encontre a entonação de voz correta.
- 3 – Treine a respiração.
- 4 – Observe sua postura.
- 5 – Prepare a sua narrativa.
A oratória também se enquadra como um dos segmentos de expressão da retórica, que é um campo da fala que emprega a linguagem para persuadir ou transmitir uma mensagem de forma convincente. Esse tipo de linguagem geralmente é mais usado na literatura, publicidade e na arte, como pinturas e música.
5) Quais são os 3 aspectos primordiais da oratória Resposta correta: Discurso, discursador e auditório.Do século V a.C. aos dias de hoje
Com o passar dos anos, (e dos séculos), foi o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) quem deu o maior impulso para o estudo e o desenvolvimento da oratória em sua obra Retórica, profundamente estudada até os dias de hoje.Podemos, então, dizer que a oratória corresponde a um conjunto de técnicas que auxiliam a composição e declamação de discursos envolventes. A oratória também é um dos segmentos de expressão da retórica, campo que emprega a linguagem para persuadir ou transmitir uma mensagem de forma convincente.Oratória é a arte de falar em público com eloquência, ou seja, comunicar-se de forma clara e objetiva, mantendo uma narrativa estruturada e fluente. O bom orador consegue persuadir e transmitir credibilidade à plateia.
Como treinar a oratória
- Prepare-se para a apresentação. O segredo de uma boa apresentação é estar preparado.
- Planeje o que você vai falar. É comum que a pessoa que vai falar receba uma pauta sobre o assunto.
- Tenha objetividade.
- Não fique se desculpando.
- Procure interagir com seu público.
A oratória é a arte de falar ou proferir um discurso. Essa arte antiga, também conhecida como retórica, consiste em aplicar técnicas de dicção, entonação de voz, ênfases, pausas e, claro, usar as palavras certas ao comunicar de forma verbal.Os Neanderthais – e não os humanos pré-históricos – foram os primeiros artistas do planeta, de acordo com uma nova pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Southampton (Reino Unido) e do Insituto Max Plack (Alemanha).Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.
Para decorar o oratório, ponha santos, quadros, castiçais, Bíblias e outras peças no canto escolhido — sugere Paola. A especialista lembra que é preciso separar um lugar para velas, flores e incensos — se forem do agrado do dono da casa —, além de um outro que seja propício para orações e meditação.Aquele que tem boa oratória tem grandes chances de se destacar no mercado. Essa pessoa estará mais preparada para entrevistas de emprego, apresentação de um projeto ou de um relatório na empresa, liderar uma reunião, convencer um cliente, negociar, vender e muito mais.