Adenoma são tumores não cancerígenos que crescem nas glândulas. Eles podem se desenvolver em qualquer glândula do corpo, incluindo os do cólon, seios, pulmões e garganta. Em alguns casos raros, eles podem se tornar cancerosos com o tempo, mas muitos são completamente inofensivos e causam poucos sintomas.
Leia mais
Geralmente, um adenoma leva de 7 a 10 anos para virar adenocarcinoma. Conforme vimos, um adenoma de reto não é câncer, embora tenha esse potencial. São displasias benignas que raramente evoluem para neoplasias, caso sejam tratadas.Em caso de adenoma na hipófise, podem surgi dores de cabeça, visão turva, impotência e infertilidade e relações sexuais dolorosas. Outros sintomas comuns incluem febres, tosse, fadiga e dores no corpo. Podem ocorrer ainda o aparecimento de nódulos.
Qual o melhor tratamento para adenoma
O tratamento é realizado pela remoção por colonoscopia, ressecção cirúrgica e colonoscopia de seguimento. Os adenomas são removidos por completo por meio de pinça eletrocirúrgica ou alça durante a colonoscopia.
Adenomas maiores que 5 cm tem indicacao cirurgica principalmente quando nao tem gordura em seu interior pelo maior risco de sangramento e malignizacao.O adenoma hepático, também conhecido como adenoma hepatocelular, é um tipo raro de tumor benigno do fígado que é produzido por níveis alterados de hormônios e que, por isso, é mais comum aparecer em mulheres entre os 20 e os 50 anos, após uma gravidez ou devido ao uso prolongado de anticoncepcional oral, por exemplo.O tamanho do tumor varia de 1 cm a 7,5 cm, mas raramente supera os 5 cm(4). Afeta, na grande maioria dos casos, mulheres jovens (em 90% dos casos menores de 40 anos, com média de idade de 31 anos), sendo muito mais raro em mulheres na pós- menopausa.
Porém, como já explicado, apenas uma minoria dos adenomas evoluem para câncer. Os pólipos vilosos e túbulo-vilosos são os que têm mais risco de malignização.