Liberalismo é uma corrente política (ver filosofia política) e moral (ver moral) baseada na liberdade, consentimento dos governados e igualdade perante a lei.
Leia mais
Dentre as principais teses defendidas pelos liberais, estão: a ideia da “mão invisível do mercado”, o livre mercado, a livre concorrência, a lei da oferta e da procura, a defesa da propriedade privada, o livre câmbio e a valorização da mão de obra do trabalhador.Os princípios básicos do liberalismo versam sobre a defesa do livre mercado, do direito de propriedade privada, da liberdade da ação individual – o que pressupõe a garantia das liberdades individuais pelo Estado –, a não intervenção demasiada do Estado sobre o mercado, a competitividade econômica e a geração de riqueza …
Qual é a teoria do liberalismo
Liberalismo foi uma doutrina econômica, política e social, que surgiu na Europa, no século XVIII, contra o mercantilismo e a intervenção do Estado na economia. O liberalismo foi dominante na economia e na política durante o século XIX e caiu em descrédito após a Primeira Guerra Mundial.
John Locke (Wrington, 1632 – Harlow, 1704) foi um filósofo inglês conhecido como o pai do liberalismo político e do empirismo britânico, foi também um dos grandes filósofos do contrato social. Locke foi defensor da liberdade religiosa e suas principais áreas de estudo foram na política, epistemologia e na ontologia.Tem como fontes algumas ideias correntes no final do século XVIII — sobretudo de Adam Smith, John Locke, Jean-Baptiste Say, Thomas Malthus, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu e Frédéric Bastiat—, destacando-se a crença no livre mercado, no jusnaturalismo, no utilitarismo, e no progresso.John Locke (Wrington, 1632 – Harlow, 1704) foi um filósofo inglês conhecido como o pai do liberalismo político e do empirismo britânico, foi também um dos grandes filósofos do contrato social. Locke foi defensor da liberdade religiosa e suas principais áreas de estudo foram na política, epistemologia e na ontologia.
Exalta o direito de propriedade individual e da riqueza;opondo-se, consequentemente, a intervenção do estado na economia. Defende intransigente que deve haver total liberdade de produção, circulação e venda.
Qual foi o principal teórico do liberalismo
Os dois principais teóricos do liberalismo, responsáveis por desenvolver técnicas para o funcionamento do liberalismo econômico e político foram Adam Smith e John Locke.
O liberalismo econômico surgiu quando os Estados Nacionais estavam se constituindo. Assim, um grupo de pensadores criticava o que eles consideravam uma excessiva intervenção do Estado na economia, deixando pouco espaço para a livre-iniciativa.
O Liberalismo Social é uma filosofia política que enfatiza a colaboração mútua através de instituições liberais, em oposição à utilização da força para resolver as controvérsias políticas.
Leia mais
Tais ideias surgiram sobretudo com a investida de pensadores iluministas no século XVIII, como John Locke e Montesquieu e foram pouco a pouco assimiladas por setores específicos da sociedade no decorrer da história brasileira.O evento que marcou contundentemente a entrada do Século XX, ou seja, o fato histórico que sem precedentes transformou o capitalismo americano em um sistema com modificações internas muito significativas, especialmente no que diz respeito à relação entre Estado, sociedade, economia e cultura, foi a Crise de 1929 e o …O Liberalismo Social é uma filosofia política que enfatiza a colaboração mútua através de instituições liberais, em oposição à utilização da força para resolver as controvérsias políticas.Conseqüências reais do Liberalismo. O liberalismo que se apresenta perfeito em suas idéias e em sua teoria se tornou irrealizável. Tendo em vista a solução dos problemas reais e sociais da sociedade, é inadequado. O Estado liberal perdeu de vista a realidade da sociedade.
Já às desvantagens, a principal delas é sobre promoção de maior desigualdade entre os cidadãos. Pra movimentos críticos ao liberalismo (como ponto máximo do capitalismo), ele serviria como meio de maior opressão dos mais ricos sobre os mais pobres, contrapondo os interesses particulares aos interesses sociais.O liberalismo não tinha como objetivo defender apenas a liberdade individual, mas também dos povos. Chegou a colaborar com novos movimentos de libertação nacional que surgiram durante o século XIX, na Europa e em outros territórios ultramarinos, sobretudo na América Latina.Liberalistas de direita suportam uma economia descentralizada baseada em liberdade econômica, e afirmam que os direitos à propriedade, ao mercado livre, e ao livre comércio, como as formas mais importantes de liberdade.Index of Economic Freedom, 2014
Posição | País | Valor |
---|---|---|
1 | Hong Kong | 8.97 |
2 | Singapura | 8.73 |
3 | Nova Zelândia | 8.49 |
4 | Suíça | 8.30 |
O Liberalismo no Brasil como instrumento de atuação no Estado e na sociedade brasileira tem se estabelecido de forma organizada desde 1831, na maior parte da história como oposição política ao conservadorismo, ainda que não se resumindo a esse papel.A democracia liberal ou democracia constitucional é uma forma de governo na qual o Estado é regido e limitado por um texto constitucional que garante a existência de pesos e contrapesos e amplos direitos políticos e liberdades civis aos cidadãos, como liberdade de associação, liberdade de reunião, liberdade de …O liberalismo econômico é também geralmente considerado contrário às ordens não-capitalistas, como o socialismo, socialismo de mercado e economias planificadas.Assim as principais diferenças entre eles é que o socialismo possui uma visão de divisão igual entre as classes, fazendo com que suas empresas sejam mais valorizadas, enquanto o liberalismo prevê a meritocracia e também a entrada de indústrias estrangeiras.
Formação do pensamento liberal no Brasil
Os expoentes mais conhecidos nas primeiras divulgações das ideias liberais no Brasil foram Silvestre Pinheiro Ferreira e Hipólito da Costa.A diminuição da máquina pública: com a redução dos serviços prestados por ela; A melhoria dos serviços privatizados; O fluxo contínuo e livre de capital internacional; A promoção do enriquecimento individual das nações.