– Melhora a coordenação motora; – Ajuda a definir músculos de diversas partes do corpo, principalmente braços, costas e peitoral. Vários músculos são trabalhados na natação, mas o principal benefício é que eles são trabalhados de maneira equilibrada.
Leia mais
Como acontece com todas as formas de exercícios aeróbicos, a natação também é uma ótima maneira de fortalecer os músculos e queimar gordura. Mas a natação traz um benefício adicional: nadadores normalmente gastam cerca de sete vezes mais energia para se mover em uma determinada distância em comparação com a corrida.#2 meses: Resistência, força muscular e flexibilidade
A partir do segundo mês de aula, seu corpo começará a ganhar mais resistência, ou seja, você conseguirá nadar por mais tempo e aproveitará melhor os ensinamentos dados pelo professor.
Que partes do corpo a natação trabalha
Principais músculos trabalhados na aula de natação:
- Peito: Trabalha os músculos das costas em geral e a batata da perna;
- Costas: Trabalha os músculos das costas, glúteos, barriga, peito e parte traseira das coxas;
- Crawl: Auxilia na definição muscular das costas e de todo o braço;
Natação alarga os ombros
Essas atletas treinam desde crianças e em um ritmo que a maioria das pessoas não é capaz de manter. Isso faz com que a musculatura ganhe um grande volume, principalmente na região das costas. Por isso, cria a sensação de que os ombros foram alargados.Depois do treino
Este lanche deve conter carboidratos, proteínas e uma fonte de fluidos, por exemplo, um sanduíche de frios com salada e uma garrafa de bebida esportiva, ou uma tigela de cereais/granola com frutas e iogurte ou leite.Contraindicações da natação
No entanto, certas patologias como infecções pulmonares (bronquite, crise de asma) e casos de faringite, otite e sinusite podem demandar a interrupção da prática durante o período de recuperação da doença. O mesmo ocorre com eczemas e outros problemas de pele.
Nenhum esporte faz crescer diretamente. Entretanto, a natação é o esporte que mais estimula o hormônio (GH/IGF-1). O que acontece é que a alta intensidade do treinamento parece ocasionar uma modulação metabólica importante.
Quantas vezes por semana é bom fazer natação
Para quem quer aprender a nadar ou deseja ter uma vida mais ativa, a frequência de treinamento indicada é de duas vezes por semana. Já para quem quer emagrecer nadando, é preciso ter um pouco mais de dedicação. Fazer de três a quatro aulas por semana é o suficiente para que você comece a emagrecer.
Alguns preferem o período da tarde ou até a noite, para relaxar após o treino e descansar melhor durante o sono. Outros acreditam que nadar a tarde seja melhor para o corpo, pois após o almoço gastará mais calorias. Não há regras quanto a prática dos nados, seja de manhã, tarde ou noite.
É bom lembrar que a natação emagrece desde que seja praticada de maneira regular. Assim sendo, considere nadar entre 3 a 4 vezes por semana. Tenha uma rotina com sessões de pelo menos 40 minutos. Com este tempo, é possível queimar 600 calorias, em média.
Leia mais
Uma aula de natação queima, em média, 600 calorias por hora. Mesmo assim, se você nadar vários quilômetros por dia, você não vai emagrecer a menos que controle sua ingestão de alimentos. – Para perder peso, você precisa de um déficit calórico, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.600 calorias
Perda calórica
Uma aula de natação queima, em média, 600 calorias por hora.Antes de nadar
Uma hora antes da natação, prefira consumir carboidratos. A quantidade ideal é de 300 a 500 gramas diários. Torradas de pão, um copo de suco ou uma fatia de bolo, por exemplo.Porque a natação é um exercício de todo o corpo. Sim, a natação usa mais músculos do que o futebol. – Apesar de trabalhar todos os músculos do corpo, a natação não alarga os ombros. Ela apenas ressalta a musculatura da região e, caso você já tenha ombros largos, eles se tornarão mais aparentes.
A verdade é que quando estamos nadando, o corpo é submetido aa falta de gravidade. E é justamente isso que acaba estimulando o crescimento, pois, é possível alongar a coluna de maneira mais eficiente. Esse alongamento pode fazer com que a pessoa fique com alguns centímetros a mais em sua estatura!MITO: a natação sobrecarrega menos, mas dizer que não sobrecarrega é um erro. “É muito comum alguns problemas nos joelhos em nadadores de nado peito, por exemplo”, diz o professor.Nossos olhos são bem sensíveis. Não podemos deixá-los expostos à água com cloro ou ao sal do mar sem nenhuma proteção, pois qualquer descuido pode fazer com que haja contaminação por germes e irritação. Sendo assim, os óculos são extremamente importantes para praticar natação.Isso acontece porque o gasto calórico do exercício serve como um estímulo para você sentir fome. A natação, em especial, aumenta ainda essa vontade de comer porque ela é realizada em um ambiente mais frio, ou seja, o organismo precisa gastar mais energia para regularizar a temperatura corpórea.
Natação alarga os ombros
Essas atletas treinam desde crianças e em um ritmo que a maioria das pessoas não é capaz de manter. Isso faz com que a musculatura ganhe um grande volume, principalmente na região das costas. Por isso, cria a sensação de que os ombros foram alargados.Se o objetivo é definir o corpo e ganhar massa muscular, é interessante escolher dentre os quatro estilos, o que mais lhe agrada. O freestyle é uma ótima opção para tonificar os músculos, já que o nado peito trabalha pernas e glúteos, enquanto o nado borboleta fortalece os membros superiores e o peitoral.Algumas dicas para melhorar desempenho na natação
- Aceleração das mãos dentro d'água. Comece o percurso da mão com pouca velocidade, tente sentir nelas a maior pressão possível.
- Nas competições trabalhe sempre com velocidade.
- Não se esqueça que o abdômen é fundamental!
- Tenha sempre a ajuda de um profissional.
Para nadar mais rápido e ser mais resistente
- Natação é posicionamento (streamline)
- Apoio.
- Rolamento de tronco.
- Mantenha a cabeça bem posicionada.
- Encontre sua distância por braçada.
- Transforme seus pés em nadadeiras.
- Não desperdice fôlego.
- Treino muito forte.
Os médicos recomendam não se exercitar muito, como nadar, após a refeição porque, nessa hora, parte do sangue vai direto para o sistema digestivo auxiliar o organismo a digerir a comida. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo em outras partes do corpo, como pernas, braços e cérebro.No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.