Não. O brasileiro não tem costume de comer carne de cavalo por questões meramente culturais. "Não faz parte da nossa tradição como em países da Europa e no Japão, por exemplo", explica o veterinário Enrico Ortolani, da Universidade de São Paulo (USP), consultor do Globo Rural.
Leia mais
Dosagem – Mesmo que a carne de cavalo tenha, de fato, sido contaminada por fenilbutazona, isso não é o suficiente para provocar um desses efeitos adversos de maneira imediata. Isso porque é preciso uma dosagem alta da substância para que isso ocorra.De acordo com o jornalista Marcelo Duarte, no livro O Guia dos Curiosos, mesmo com o consumo muito pequeno, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. Entre as iguarias feitas com ela estão almôndegas, salame, mortadela, salsicha, sashimi (carne crua) e carne defumada.
É crime vender carne de cavalo no Brasil
Assim como em Mercês, o abate dos animais era clandestino. A investigação teve início depois de informações da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul. A venda de carne de cavalo no Brasil é regulamentada pelo artigo 10 do decreto 9.013 de 29 de março de 2017.