Como se tornar um bom estrategista
- Conheça bem a situação. Sabendo onde pode transformar chumbo em ouro, encontre e localize os problemas.
- Identifique seus limites. Saiba onde estão as suas próprias deficiências.
- Otimização de recursos.
- Invista em apenas uma meta possível.
- Saiba delegar.
- Faça autocrítica.
Leia mais
Basicamente, uma pessoa estrategista é aquela que consegue coordenar seus recursos, de modo a alcançar seus objetivos com mais facilidade. Em vez de simplesmente realizar tarefas sem qualquer critério, ela encontra as melhores maneiras de otimizar as atividades, considerando sempre as metas que deseja atingir.Boa leitura!
- Procure entender um pouco sobre finanças.
- Utilize os jogos para treinar a mente.
- Questione tudo e todos com inteligência.
- Aprenda a controlar o seu tempo.
- Posicione-se e fale como um verdadeiro estrategista.
- Olhe ao redor e identifique as tendências.
O que é ser estratégico
Ser estratégico é conhecer o pessoal e os fazê-los comprometidos a buscar um resultado positivo, é investir tempo, pensar nas barreiras, e nas soluções para essas é estar atento as questões externas, e também as internas. É apontar saídas e caminhos alternativos, é solucionar.
Então, ter uma mentalidade estratégica significa, justamente, exercer pensamentos e práticas definidos em um planejamento. Ou seja, nada é ao acaso, todos os passos são cuidadosamente definidos — com base em dados, estudos, relatórios e análises. Tudo para que seja possível chegar a uma ou mais metas para os negócios.é quem define as soluções estratégicas, táticas e práticas do projetos, para atender as necessidades dos usuários e alcançar os resultados esperados por clientes.O profissional estrategista é hábil em organizar o caos e criar um passo a passo até os objetivos desejados. Ele consegue se antecipar às oportunidades e ameaças, bem como criar planos para se beneficiar e evitar surpresas negativas.
Veja alguns exemplos de como usar isso em seu negócio.
- 1- Estratégia de penetração de mercado.
- 2- Estratégia de desenvolvimento de produtos.
- 3- Estratégia de desenvolvimento de mercado.
- 4- Estratégia de diversificação.
O que é ter uma boa estratégia
O cerne de uma boa estratégia é composto de 3 elementos: um diagnóstico da situação estratégica, uma diretriz norteadora, e um conjunto coerente de ações a serem tomadas. O ponto de partida é ter ciência dos gargalos da sua empresa.
Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.
Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.
Leia mais
Um líder estratégico observa quais são as necessidades da sua equipe e consegue trabalhar para aumentar a satisfação dos seus colaboradores ao longo das rotinas produtivas. Com isso, diminui-se o índice de demissões devido a insatisfações, o que é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa.Qual é o processo de gestão estratégica As cinco etapas do processo são: o estabelecimento de metas ou objetivos, a análise, a formação de estratégias, a implementação e o monitoramento de estratégias.Pondo em prática as estratégias de crescimento empresarial
- 1- Estratégia de penetração de mercado.
- 2- Estratégia de desenvolvimento de produtos.
- 3- Estratégia de desenvolvimento de mercado.
- 4- Estratégia de diversificação.
Nas implementações de BI com maior sucesso, todos funcionam juntos, influenciando-se e complementando-se.
- Primeiro elemento: Business Intelligence.
- Segundo elemento: Gestão de desepenho.
- Terceiro elemento: Análise avançada.
- Quarto elemento: A integridade dos dados.
- Conclusão.
Napoleão Bonaparte (1769 – 1821):
Napoleão Bonaparte pode ser considerado um dos maiores estrategistas da história. Era líder político e militar atuante nos últimos estágios da Revolução Francesa. Assim, ele se tornou imperador da França através de um golpe de Estado.O estrategista pensa o que precisa vir antes que outra coisa possa vir, criando mapas do caminho e linhas do tempo em sua mente até encontrar a melhor trajetória para atender seus objetivos dentro das restrições. Se fazer a reflexão já é difícil, colocar em linguagem é pior ainda.Estratégia pode ser entendida como um guia. Este guia tem a utilidade de orientar o pensamento e a tomada de decisões. Num raciocínio estruturado, estratégias são um de três componentes. São precedidas por um objetivo geral e sucedidas por táticas que servem para implementá-las.Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Quais estratégias de crescimento para uma empresa
- Descubra o diferencial da empresa.
- Conheça seu público.
- Não se deixe intimidar pela concorrência.
- Saiba que a satisfação do cliente importa.
- Busque fazer alianças comerciais.
- Invista na valorização dos colaboradores.
- Mantenha as finanças da empresa equilibradas.
Fazer uma análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos e valuation também são diferenciais competitivos importantes para a formação do gestor, pois o auxiliam na construção de decisões mais bem fundamentadas.10 passos para montar um bom planejamento estratégico
- Determine a missão, visão e valores da corporação.
- Estabeleça as metas e os objetivos desejados.
- Analise o ambiente interno da organização.
- Monitore o ambiente externo da companhia.
- Dê atenção especial ao público-alvo.
- Dê importância à imprensa.
Uma consultoria de planejamento estratégico, por exemplo, varia de R$ 5.000 a R$ 2 milhões ou até mais.
Portanto, a diferença entre objetivo e meta é de que o objetivo diz respeito ao que você pretende alcançar, enquanto a meta significa as atividades específicas que vão te levar a atingir o objetivo.Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.