Algumas versões dos mitos que envolvem as amazonas mostram que elas se encontravam regularmente com membros de tribos vizinhas em dias e horários programados, para engravidarem. Se a criança nascesse menino, elas entregavam para outras tribos ou simplesmente os matavam.
Leia mais
As Amazonas são filhos da Rainha dos Deuses do Olimpo, Hera, deusa das mulheres.A mitologia das amazonas
Conta a mitologia grega das amazonas que sua comunidade não aceitava homens, mas uma vez por ano elas saíam para terem relações sexuais para engravidar, a fim de terem filhos para preservarem seu povo. Quando nasciam filhos homens, ou eram mortos ou enviados aos pais.
Quem é a mãe das Amazonas
Hipólita
Hipólita é uma personagem da mitologia grega, rainha das amazonas, filha de Ares e da rainha Otrera e irmã de Pentesileia, Melanipe e Antíope.
Themyscira (DC Comics)
Themyscira | |
---|---|
Tipo | ilha |
Criado por | William Marston |
Principais representantes | Mulher-Maravilha |
Raças | Amazonas |
As amazonas da mitologia grega repudiavam o casamento
Ela recebeu do pai, Ares, um cinturão mágico. O nono dos 12 trabalhos de Hércules foi obter justamente esse cinturão.Uma ilha que nasceu do sofrimento
As habitantes de Themyscira eram almas de mulheres que foram assassinadas por homens, que acabaram sendo ressuscitadas, numa nova raça a que chamaram de Amazonas. Essas almas foram utilizadas para criar essa nova raça por cinco deuses Gregos, Atena, Afrodite, Artemis, Deméter e Héstia.
Na lenda, as icamiabas eram mulheres altas, musculosas, de pele clara, cabelos compridos e negros, foram encontradas quando expedicionários espanhóis, liderados pelo espanhol Francisco Orellana, chegaram em 1542 à região que hoje é conhecida por Amazônia.
Como são criadas as Amazonas
Uma ilha que nasceu do sofrimento
As habitantes de Themyscira eram almas de mulheres que foram assassinadas por homens, que acabaram sendo ressuscitadas, numa nova raça a que chamaram de Amazonas. Essas almas foram utilizadas para criar essa nova raça por cinco deuses Gregos, Atena, Afrodite, Artemis, Deméter e Héstia.
História do Amazonas
O decreto de criação da Província do Amazonas foi assinado por Dom Pedro II em 1850. O nome Amazonas é de origem indígena. Vem da palavra amassunu, que significa ruído das águas. Foi o capitão espanhol Francisco Orelhana quem batizou a região após descer o Rio Amazonas em 1541.
Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia
Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.
Leia mais
Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia
Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.Francisco de Orellana
A descoberta da Amazônia ocorreu com a primeira expedição espanhola, iniciada em 1541 e capitaneada por Francisco de Orellana, que percorreu o rio desde o Peru até a desembocadura.Os primórdios: Os portugueses descobrem a Amazônia
Durante muitos anos, grande parte do que se conhece hoje pela Amazônia pertencia aos espanhóis – graças ao Tratado de Tordesilhas, assinado com Portugal em 1494. Mas as primeiras expedições à região foram acontecer apenas anos depois, a partir de 1540.A idade exata do surgimento do Amazonas é outro ponto de discórdia. Um novo estudo de pesquisadores holandeses e brasileiros estima que o rio se formou entre 9,4 e 9 milhões de anos atrás, e não há 3 milhões de anos, como alguns trabalhos recentes defendem (Global and Planetary Change, 20 de março).
Brasil
Esta região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maioria das florestas está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta, seguida pelo Peru com 13% e com partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa).Outra corrente põe a raiz do termo no tupi, com significado de 'lugar da chuva'. Uma terceira, ainda, traça o surgimento do nome ao nheengatu – dialeto falado por índios, escravos e europeus na Amazônia – com tradução para 'terra que acaba' ou 'ilha'.Floresta Amazônica
Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários …
O núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, teve início com a construção do Forte da Barra de São José, idealizado pelo capitão de artilharia, Francisco da Mota Falcão, em 1669, data que foi convencionada a usar como o nascimento da cidade.A área abrange seis países: Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia Venezuela. No Brasil, o conceito de Amazônia Legal foi criado em 1966.Brasil
É importante ressaltar que a Amazônia corresponde a 61% do território brasileiro, portanto não é a Amazônia que pertence ao Brasil, mas é o Brasil que pertence à Amazônia. Se a Amazônia brasileira fosse um país, seria o sétimo maior do mundo em extensão territorial. O Brasil é o quarto.O solo da floresta amazônica é em geral arenoso. Tem como características fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Camada está rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região.
“A Amazônia é a região com maior biodiversidade, maior número de espécies do planeta se encontra na Amazônia. Então, nós teríamos uma enorme perda de biodiversidade. A Amazônia armazena 100 bilhões a 120 bilhões de toneladas de carbono na sua biomassa, em cima da floresta, nos solos.Francisco Orellana
Em 12 de fevereiro de 1542, o explorador espanhol Francisco Orellana (1490-1550), vindo do Peru por via fluvial, atingiu o Rio Amazonas, então chamado de Rio Grande, Mar Dulce ou Rio da Canela. Foi o primeiro europeu a navegar o rio Amazonas.