Ele não contém marcas registradas e nem logos do produto original. Por exemplo, imitações podem ter um nome de marca com uma grafia diferente, o que mostra ao consumidor que o produto não é original. Exemplo 1: Um Rolex falsificado imita um Rolex autêntico, já que traz o nome da marca no produto.
Leia mais
A sequência numérica do código de barras é única, ou seja, não se repete, assim como a digital. Ela é chamada de Número Global do Item Comercial (GTIN) e é a maneira mais acertada de identificar a autenticidade de qualquer produto comercializado.Produtos não originais que imitam as características da marca na tentativa de se passar por um produto autêntico. Exemplos (lista não exaustiva): itens não autênticos com rótulos ou logotipos das marcas que eles copiam.
Como saber se a loja vende produtos originais
Pesquise o tempo de existência da empresa e se é uma revendedora autorizada das principais marcas. Analise se o site conta com um programa de atendimento ao cliente e segurança operacional, além de respeitar o Direito do Consumidor, como em trocas ou devoluções.
1º Cheque o IMEI
Para consultar qual é o IMEI do seu celular abra o discador de chamadas e digite (*#06#) e anote os códigos. Em seguida acesse o site imei.info e veja se às informações estão de acordo com a marca e modelo. Caso o IMEI esteja inválido pode significar que talvez seja uma réplica.Segundo o Código de Defesa do Consumidor, ao identificar que um produto não se trata do original, o cliente tem o prazo de sete dias para requerer a devolução do que pagou.Etiqueta no produto
Quando o produto não é original, as etiquetas presentes vêm com informações erradas ou até mesmo sem a etiqueta. Sempre que for comprar um item, verifique se o código do produto é o mesmo da etiqueta que vem nele.
De modo geral, entende-se por réplica a reprodução de produtos que são feitos com materiais mais baratos e que têm a autorização do detentor do produto original para que sejam reproduzidas. Já a falsificação é toda e qualquer reprodução de um produto sem a autorização de uma marca ou um artista.
Qual o produto mais falsificado
Azeite lidera ranking entre produtos de origem vegetal. O “jeitinho” para se dar bem chegou aos alimentos: fraudadores estão falsificando azeite extravirgem, mel, leite, hambúrguer, especiarias e até enganando o consumidor na compra de carnes e peixes.
Para confirmar se um produto é autêntico, você pode verificar se ele está classificado como vendedor Shopee Oficial. Produtos de vendedores Shopee Oficial devem ter a garantia de ser 100% autêntico, já que vendedores Shopee Oficial são verificados e possuem a liberação para venda desses produtos.
Vamos mostrar 6 dicas:
- Confira o Domínio e a URL.
- Pesquise a Reputação e Histórico do Site.
- Busque por Selos de Segurança.
- Consulte a Política de Privacidade.
- Confirme as Informações de Contato.
- Proteja-se de Vírus.
Leia mais
Consultar a garantia Apple é uma das formas de como saber se o iPhone é original. É simples. Você precisa apenas do número de série do iPhone. Com ele em mãos, acesse o site da Apple exclusivo para consultar garantia e ver a possibilidade de adquirir cobertura adicional para o aparelho.Itens originais
Agora, fora do mercado de autopeças, os produtos originais são equivalentes aos genuínos, ou seja, passaram por uma série de testes, foram homologados pelas fabricantes e possuem garantia de fábrica.Sempre que procurar um produto para compra, veja se a loja possui CNPJ, comprovando a regularidade da loja. Esse é um dos pontos mais importantes para identificar se os produtos comercializados estão dentro do padrão de originalidade dos fabricantes.Se estiver com dúvidas, recomendamos verificar a informação do fabricante. Você também pode baixar um aplicativo que escaneia códigos de barras para verificar se é EAN, UPC, GTIN, ISBN, JAN ou outro.
1º Cheque o IMEI
Para consultar qual é o IMEI do seu celular abra o discador de chamadas e digite (*#06#) e anote os códigos. Em seguida acesse o site imei.info e veja se às informações estão de acordo com a marca e modelo. Caso o IMEI esteja inválido pode significar que talvez seja uma réplica.Em geral, a réplica à contestação é utilizada para o autor se manifestar sobre alguma resposta do réu, ainda que ele não tenha apontado preliminares ou anexado documentos. Nesse momento, você pode ainda resumir as alegações iniciais ou demonstrar a improcedência quanto a resposta do réu.Equipamentos eletrônicos falsificadas são os itens mais consumidos de forma ilegal, com 28,6%, seguidos por roupas, com 18,8%, e calçados, bolsas e tênis (17,1%).De acordo com os dados levantados, a principal justificativa para a compra é o preço mais baixo. Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o valor bem inferior ao de um produto original é o que facilita o acesso de pessoas com ao universo do luxo.
“Toda aquisição, venda ou distribuição de produto pirata ou falsificado é considerada crime, conforme o artigo 184 do Código Penal”, explica Silveira.Produtos de vendedores Shopee Oficial devem ter a garantia de ser 100% autêntico, já que vendedores Shopee Oficial são verificados e possuem a liberação para venda desses produtos.Site da Receita Federal
Acesse a página de consulta de pessoa jurídica da Receita e coloque os 14 dígitos do CNPJ. Se o CNPJ for verdadeiro, você será redirecionado para uma página com as informações da empresa e a situação cadastral. Se for falso, irá aparecer a mensagem Erro na Consulta.Normalmente, os sites fraudulentos podem ser identificados por meio do próprio link ou URL utilizado. Muitos deles apresentam erros ortográficos, colocados propositalmente com o objetivo de confundir o usuário. Há também o uso de extensões diferentes. Enquanto o endereço de um site original termina em ".
Um celular legítimo tem que ter nessa etiqueta os seguintes dados: número do IMEI, número de série, modelo, nome da operadora (ou BR caso seja desbloqueado), código de homologação da ANATEL e o CNPJ da fabricante. Já na caixa devem constar também o IMEI, Número de série, operadora e a frequência em que o celular opera.Se a letra na frente do número for um "N", significa que, por algum problema, o iPhone precisou ser substituído, como se fosse um remodelado; Agora, se começar com um "P", o dispositivo foi personalizado de alguma forma.