A resposta mais curta é: Não! Trotes e festas são legais, mas nem todos gostam ou tem tempo para participar, embora tenha tempo para outras atividades relacionadas ao curso, de ondem surgem amizades tanto por meio da interação na sala de aula, quanto pelos corredores da universidade.
Leia mais
Quais as alternativas para fazer um bom trote de faculdade
- Atividades de integração. A ideia aqui é organizar várias atividades para recepcionar os calouros e fazer com que se sintam parte da instituição de ensino.
- Apadrinhamento estudantil.
- Campanha de doação de sangue.
- Trabalho voluntário.
- Trote solidário.
O trote estudantil é um ritual de passagem ao qual os novos universitários se submetem e que acaba por significar um momento de conquista e de uma nova etapa de sua vida. O trote é um rito de passagem que celebra um novo momento na vida de um jovem universitário.
O que é trote violento
A pretexto de promover a integração entre calouros e veteranos por meio do companheirismo, o trote é marcado pela violência física e moral, baseada na agressão e na humilhação. Este ritual teve origem na Europa, durante a Idade Média. As roupas dos novatos eram retiradas e queimadas e seus cabelos, raspados.