Evite fazer acusações.
O outro estará mais disposto a falar a verdade se sentir que será compreendido. Sente-se com ele e, se possível, olhe-o nos olhos, falando com um tom suave e tranquilizante. Mantenha as mãos nas laterais do corpo ou coloque-as sobre a mesa ou no seu colo, e deixe a expressão facial neutra.
Leia mais
8 dicas para lidar com o mentiroso
- 1 – Ouvir na essência.
- 2 – Suspenda o julgamento.
- 3 – Expresse a quebra de confiança.
- 4 – Proponha ajuda.
- 5 – Cheque os fatos.
- 6 – Resguarde-se.
- 7 – Dialogue.
- 8 – Apresente-lhes o Coaching.
Desviar o olhar, falar com muitas justificativas, mexer mãos e pés de forma frenética, mudar o tom de voz, entre outros sintomas, são indicativos de um mentiroso. O psiquiatra e diretor do Instituto de Neurolinguística Aplicada, Jairo Mancilha, explica que o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala.
Como funciona a mente de uma pessoa mentirosa
Basicamente que o cérebro de um mentiroso estabelece muitas conexões a mais entre suas memórias e ideias. Essa maior conectividade permite a eles que haja consistência em suas mentiras, e um acesso mais rápido a essas associações.
Conheça-os:
- Contato visual excessivo. Contato visual excessivo.
- Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas – seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços.
- O movimento dos olhos.
- Reação demorada.
- A maneira como a pessoa fala.
No momento indicado, faça o sinal da cruz e diga “Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz (insira o período de tempo aqui) desde a minha última confissão.” Isso é o que tradicionalmente se diz no confessionário, mas você também pode apenas cumprimentar o padre, se preferir.Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009.
As mentiras no relacionamento, infelizmente, podem ser uma armadilha para a autoestima de quem está sendo enganado. Afinal, o momento em que uma pessoa percebe que está mentindo para ela, é altamente desagradável e faz com que, inevitavelmente, ela se sinta tola por nunca ter desconfiado.
Como identificar um mentiroso 7 Sinais
Confira 7 sinais desses sinais:
- Contato visual em excesso. Acreditava-se que maioria dos mentirosos desvia o olhar ao relatar uma narrativa falsa.
- Piscadas. Pessoas que mentem tendem a dar piscadas mais longas.
- Mãos escondidas e frias.
- Reação demorada e pausas.
- Face.
- Saliva.
- Alterações na fala.
A ansiedade ao mentir eleva a liberação do hormônio adrenalina no corpo. Isso, por sua vez, resulta em um aumento na produção de saliva na boca, que depois fica rapidamente seca.
Costuma ser uma pessoa insegura e com autoestima baixa, acredita que tudo o que a rodeia não é suficiente e, por esse motivo, elabora mentiras sobre a própria vida. Não fala muito (por falta de elaboração da mentira) ou, pelo contrário, desenvolve extensas histórias irreais e fala sobre elas o tempo todo.
Leia mais
Além disso, seja sempre cauteloso.
…
Conheça-os:
- Contato visual excessivo. Contato visual excessivo.
- Mãos escondidas. Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas – seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços.
- O movimento dos olhos.
- Reação demorada.
- A maneira como a pessoa fala.
Fique atento para toques no nariz, cobrir a mão com a boca e palmas da mão escondidas – seja no bolso, nas costas ou cruzando os braços. Quando estamos sendo sinceros, tendemos a expôr as palmas das mãos para o outro. Quando mentimos, somos inclinados a nos fechar e esconder as mãos.Como identificar um mentiroso
- Olhe com atenção para o rosto. Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo.
- Observe todos os movimentos corporais.
- Fique atento nas mãos.
- Ouça tudo com muita atenção.
- Preste atenção nos olhos.
Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.
- Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo.
- Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro.
- Inveja.
- Ira.
- Luxúria.
- Gula.
- Preguiça.
São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.Um mentiroso em ação costuma se fechar em si mesmo, evitando que as palavras saiam de sua boca. Um sinal bastante claro dessa resistência à comunicação é dobrar os lábios para dentro, apertando-os com força. Trata-se de uma reação comum a perguntas com potencial de expor a verdade.Mas por que o sete é conta de mentiroso Provavelmente o ditado, que veio da tradição hebraica, deveria ter outra redação: sete é a conta do Mentiroso, uma vez que Mentiroso, variação de Caluniador e Acusador, é um dos cognomes de Satanás. Em suas contas, o Mentiroso dá deslavada preferência pelo sete.
Alterações na voz podem identificar rapidamente um mentiroso, especialmente quando acontecem alterações bruscas no tom de voz, como estar falando com voz grossa e começar a falar com voz mais fina.Por exemplo, você poderia perguntar, “quantos anos você tem”, “qual ano que você nasceu”, “com qual idade você entrou no ensino médio”. Note que todas essas perguntas levam a um lugar só. Mas, se a pessoa estiver mentindo, provavelmente você notará algumas inconsistências ou dificuldades para resposta.Psicólogos explicam que todos nós somos mentirosos até certo ponto, porém a mentira patológica ultrapassa os limites da normalidade. A pessoa que não consegue resistir ao impulso de mentir pode buscar tratamento psicoterapêutico para superar esse comportamento.Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.
A masturbação é pecado Como já dissemos na introdução, não há um mandamento bíblico explícito contra a prática da masturbação, mas podemos aplicar princípios e inferências sobre a questão: – Em Mateus 5.28 lemos que quem olha para uma mulher com intenção impura (gr.Durante a confissão
4) Ao relatar seus pecados, seja claro (não tente se desculpar), conciso (evite descrições desnecessárias), direto (não seja genérico) e completo (vença a vergonha e não omita nenhum pecado). 5) Quando o seu pecado envolver outras pessoas, seja discreto e limite-se a sua responsabilidade pessoal.