Proteção contra infecções no canal auditivo
Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural. Eliminar a cera localizada na parte interna do ouvido deixa a região desprotegida contra corpos estranhos, poeira, bactérias e fungos.
Leia mais
A única maneira de remover a cera do ouvido afetado com segurança é consultar um médico especializado. Não devemos tentar remover a cera de ouvido usando cotonete, óleo de bebê ou água oxigenada.Não é necessário limpar o ouvido com frequência. Caso não esteja causando nenhum tipo de problema de audição, a limpeza torna-se dispensável pois provocará apenas o ressecamento e coceira nos canais.
Por que é tão bom limpar o ouvido
"Ela contém uma série de substâncias bactericidas e fungicidas que impermeabilizam o canal do ouvido externo. Com isso ela tem uma função protetora e evita que tenhamos processos infecciosos", alerta Lazarini. Além disso, o cotonete empurra a cera e pode causar lesões internas e perdas auditivas irreversíveis.
A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.Pode parecer desagradável, mas encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido é algo completamente normal. Isso não significa que ele está sujo ou entupido, mas sim que a pele está crescendo conforme o esperado, isto é, de dentro para fora.A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.
Sintomas
- Diminuição da audição.
- Sensação de ouvido entupido.
- Coceira no ouvido.
- Dor de ouvido.
- Tosse.
- Zumbido.
- Tonturas.
Como manter o ouvido sempre limpo
De qualquer forma, é importante manter o ouvido limpo. Para isso, é bem simples, basta inserir uma toalha ou papel higiênico na parte externa do ouvido após o banho. Utilizar apenas a ponta do dedo mindinho já é o suficiente, pois boa parte desse acúmulo sai naturalmente durante o banho.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Prezado internauta, de fato após a lavagem dos ouvidos, o ouvido fica sem cerume, mas isso não quer dizer que não está protegido. É importante não manipular o ouvido após a lavagem.
A resposta é não. O uso de cotonetes pode empurrar a cera para o interior do canal auditivo, existindo o risco de lesões.
Leia mais
Quais são os sintomas de cerume impactado
- sensação de ouvido abafado;
- zumbido;
- tontura;
- coceira na região;
- dor de cabeça;
- perda de audição.
Empurrar a cera para dentro também pode bloquear o canal auditivo, levando à perda de audição ou, se você a empurrar ainda mais fundo, à ruptura do tímpano – algo que, a acreditar naquele capítulo de “Girls” em que isso é visto, parece ser doloroso ao extremo.Embora o cerume seja necessário para proteger o canal auditivo, quando há um excesso dele é possível que ele seja prejudicial à saúde. Normalmente, essa situação passa despercebida pelas pessoas e não apresenta riscos. Contudo, em alguns casos ela pode levar ao surgimento de sintomas desconfortáveis.O sinal mais comum é a sensação de ouvido tapado. Assim, há diminuição do volume de alguns sons no ouvido afetado. Além disso, também pode haver dor de ouvido, coceira, sensação de abafamento do som ou passar a ouvir zumbidos sem que haja qualquer causa externa.
Essa é uma prática bastante comum no nosso dia a dia. Mas, saiba que há um jeito certo de fazer. Caso contrário, há o risco de acúmulo de cera ou, até mesmo de infecção ou dano às estruturas do ouvido. Quando isso ocorre, pode gerar perda da audição.As glândulas sebáceas produzem esse cerúmen com pH ácido com o intuito de proteger os ouvidos de poeira e micro-organismos que podem afetar a audição causando infecções. As glândulas sebáceas de algumas pessoas podem produzir cera numa quantidade maior do que a necessária.O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida. É importante lembrar que a cera é uma forma de proteção do sistema auditivo.Um dos remédios mais conhecidos para tirar cera de ouvido é o Cerumin, por exemplo.
Muitas vezes, o acúmulo de cera no ouvido se dá de forma tão gradual, que o paciente não nota a perda progressiva de audição.
…
Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:
- Diminuição da audição.
- Sensação de ouvido entupido.
- Coceira no ouvido.
- Dor de ouvido.
- Tosse.
- Zumbido.
- Tonturas.
Algumas pessoas podem ter uma produção maior de cera, mas há hábitos que favorecem o acúmulo e a compactação da cera no canal auditivo, como o uso de hastes flexíveis e a manipulação dos ouvidos com outros objetos, seja na tentativa de aliviar a coceira ou de retirar o cerume por conta própria.Quais são os sintomas de cerume impactado
- sensação de ouvido abafado;
- zumbido;
- tontura;
- coceira na região;
- dor de cabeça;
- perda de audição.
Cera líquida: se o cerume começar a escorrer pelo ouvido, é possível que você tenha uma lesão auditiva e o início de uma inflamação. Cera seca: a falta de gorduras saudáveis no organismo é a principal causa da cera seca, mas também pode ser sintoma de dermatite e outras doenças cutâneas.
Após cerca de 3 a 5 dias de uso, o cerume costuma estar muito mole, e desta forma, o médico pode realizar a lavagem de ouvido sem dificuldades. Olá, obrigado por escrever. O recomendado é utiliza-lo por cerca de 5 dias, mas após a primeira aplicação o cerume já começa a amolecer dentro do conduto auditivo externo.A cera do ouvido, também conhecida como cerume, é uma secreção de consistência pastosa, de coloração entre o amarelo claro e o marrom escuro, que é produzida por glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo.