De uma forma geral, respondendo à pergunta sobre quantas vezes devo correr por semana, a resposta é que para um corredor experiente ou alguém que esteja treinando para uma maratona correr entre 4 e 5 dias por semana é uma boa escolha.
Leia mais
Correr todo dia não prejudica em nada a sua saúde, pode acreditar. Estudos demonstram que a prática diária de exercícios em intensidade moderada traz melhorias para a saúde como um todo. Comece a treinar com corridas curtas e lentas.Correr é bom para emagrecer, tonificar as coxas, manter a forma e trabalhar a resistência muscular. Mas a corrida não é só sobre ficar com o corpo em forma. Praticar um esporte como a corrida também é uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu cérebro em termos de humor, memória e aprendizado.
Porque não pode correr todos os dias
Desvantagens de correr todo dia
E muitas vezes o corredor pode não estar com tendões, ligamentos e músculos preparados para essa sobrecarga. Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos).
"Caminhar tem infinitos benefícios e rara contraindicações, é muito difícil alguém se lesionar caminhando. Correr, no entanto, a depender da intensidade, atrapalha no emagrecimento e até pode construir mais gordura", observa o especialista.Segundo a nutricionista de medicina funcional Karin Reiter, é melhor evitar alimentos pesados, gordurosos e fritos antes de uma corrida, como nozes e carnes, pois podem dificultar a digestão e ocasionar em cansaço e mal-estar. Inclua no cardápio pré-treino: aveia, banana, beterraba, chia, chá-verde e vegetais verdes.A resposta é simples: pode sim, mas vamos contextualizar. Sempre que você fizer uma atividade física e não se alimentar direito, pode perder músculos – na corrida, no ciclismo, na dança ou até mesmo na musculação.
Ao correr ou praticar alguma atividade física ao ar livre, o indivíduo entra muito em contato com o sol, e os raios ultravioletas atingem a pele diretamente. Isso dá a sensação de envelhecimento, mas pode ser prevenido com o uso de um protetor solar adequado.”
Qual é a forma correta de correr
A forma correta de correr é aquela na qual o corpo acompanha as pernas e vice-versa. Não é interessante que o pé entre muito à frente do centro de gravidade do seu corpo, pois isso promove um vetor de força contrária à direção do movimento, ou seja, você acaba se freando a cada passo com a entrada do pé muito à frente.
As desvantagens de correr na rua:
Risco maior de lesões acidentais (torsões do tornozelo) Risco maior de lesões por sobrecarga. Risco maior de desenvolvimento de doenças em virtude à exposição às condições ambientais. Falta de segurança.
– Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais – disse.
Leia mais
A banana é bastante indicada para ser consumida como pré-treino principalmente durante corridas longas que exigem bastante esforço.Fazer atividades físicas em jejum não é uma boa ideia para melhorar os resultados de atletas amadores. Na verdade, a insuficiência de glicogênio restringe a duração e a intensidade do treino.Ao correr ou praticar alguma atividade física ao ar livre, o indivíduo entra muito em contato com o sol, e os raios ultravioletas atingem a pele diretamente. Isso dá a sensação de envelhecimento, mas pode ser prevenido com o uso de um protetor solar adequado.”O principal benefício de correr em jejum é a queima de gordura. Nesse tipo de prática, o corpo utiliza gordura para gerar energia. Afinal, não haverá a presença direta de reservas de energia vindas da alimentação. Assim, o processo de queima de gordura é acelerado.
“Atividades aeróbicas intensas e longas podem causar redução da massa muscular e da gordura e, como consequência, a flacidez.” A corrida, então, pode causar a flacidez de pele.Alteração da freqüência cardíaca, hipertrofia dos músculos envolvidos no exercício e distribuição mais eficiente do sangue para o corpo são apenas algumas das principais mudanças que a corrida traz ao organismo.A seguir as dicas da profissional para sentir menos cansaço na corrida:
- Tenha regularidade. Treinar sempre faz com que o corpo se acostume.
- Reduza a velocidade. Talvez esteja correndo mais rápido do que o corpo é capaz.
- Intercale com caminhada.
- Respire corretamente.
- Pratique outros exercícios.
- Cuide dos pulmões.
- Reforço.
O protocolo mais usado é a imersão do corpo, abaixo da cintura, a uma temperatura de 2 a 10 °C, por um minuto, três vezes, com intervalos de um minuto fora dela. O banho em água fria de 12 a 15 °C, com imersão de todo o corpo, de 10 a 20 minutos, após treino intenso, é uma alternativa.
O nutricionista e doutor em Fisiologia do Exercício, Ricardo Zanuto, explica que o corpo passa a realizar ajustes hormonais e bioquímicos que têm como objetivo ajudar que ele suporte a corrida. “Essa atividade gera um stress, por isso, quando uma pessoa começa a correr forte logo no início ela fadiga rápido”, afirma.Outros benefícios da corrida, além de emagrecer
Além disso, esse exercício ajuda a tonificar as coxas e trabalhar a resistência muscular. Para falar a verdade, a corrida emagrece a barriga e o corpo como um todo.Beber café antes do treino também é fundamental para estimular o bom funcionamento do sistema nervoso, o que acelera o metabolismo e aumenta o desempenho do corpo como um todo, entre outros benefícios.5 alimentos que “roubam” sua energia
- Bebidas energéticas. Embora soe contraintuitivo, bebidas energéticas sabotam sua energia, principalmente se consumidas à tarde ou à noite.
- Doces. Precisa de uma dose extra de energia depois do almoço
- Carne vermelha.
- Smoothie de frutas.
- Batata frita.
Após uma corrida, é importante consumir uma boa combinação de proteínas e carboidratos para ajudar você a se recuperar adequadamente. Seu corpo usa principalmente carboidratos (armazenados na forma de glicogênio) como combustível durante exercícios de alta intensidade.É preciso saber quais são os erros comuns nesta prática para posteriormente entender também o que não fazer antes de correr!
- Metas impossíveis.
- Acreditar que o esforço exige a dor.
- Se comparar com outros corredores.
- Esquecer da hidratação adequada.
- Ingerir bebidas alcoólicas.
- Comer demais.
- Não usar o banheiro.